Usuários ou Colaboradores ?

12 02 2007

Passamos muito tempo usando ferramentas com limitações visíveis por não sabermos/podermos realizar modificações na mesma a fim de atender totalmente nossas necessidades. É estranho como temos que adaptar nossas necessidade a uma ferramenta que deveria atender plenamente nossa necessidade.

O paradigma da Web 2.0 é transformar as entidades que utilizam nossos artefatos, entenda site ou sistema, em colaboradores e não mais em apenas usuários. Infelizmente ainda não foi definido de forma clara como esta transição acontecerá.

Tivemos um primeiro vislumbre de como esta mudança poderá acontecer com o modelo Wiki de sites. Este modelo transforma o usuário em colaborador, todo visitante pode modificar o conteúdo da página, porém, esta idéia não pode ser aplicada a qualquer site, imaginemos um site comercial, não podemos deixar que os usuário modifiquem a composição de nossos produtos por exemplo.

Uma “novidade” trazida pelo navegador Firefox é a instalação por parte do usuário plug-ins que realizem uma determinada função, por exemplo sublinhar textos em um site fazendo com que em novas visitas o texto continue sublinhado.

O que nos devemos pergutnar é quanto esforço os usuário estão disposto a despender para que se tornem colaboradores. Colaboração requer uma maneira pró-ativa de lidar com o mundo o que não estamos acostumados a fazer pois desde cedo somos “adestrados” pela televisão a sermos passivos quanto aos meios de comunicação.

[]’s Anselmo Battisti

Um artigo legal que fala sobre isso:

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/02/05/de-usuario-a-co-criador/


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: