Backup no Mysql – mysqldump e mysql Uma Dupla Dinâmica

2 02 2008

Bom eu já usei muito o MySql na minha vida, mas nos últimos dois anos mudei primeiro para o SqlServer e atualmente uso o Postgres que por sinal é um banco muito completo e com ferramentas excelentes, bom vamos ao MySql.

Hoje precisei restaurar uma base de dados mysq vou narrar os acontecimentos:

1 -Um cliente inadivertidamente apagou a base de dados 🙂 ‘que beleza!’

2 – O Cara liga desesperado. Eu apaguei e não tenho backup, sorte dele que o nosso servidor faz backup automático e conseguimos um backup fresco, de poucos minutos antes dele ter feito a M*.

3 – Por incrível que pareça fui importar o arquivo pelo phpmyadmin e deu um monte de pau, comecei a ficar preocupado mas nada que abale-se um velho micreiro, pensei bom vamos restaurar direto pelo shell :).

E ai vai a sintaxe pro pessoal que só ta acostumado com interface gráfic

para gerar um backup no Mysql

mysqldump -u usuario -p basededados > arquivo.sql

OBS: eu tentei umas par de vez importar usando esta sintaxe, mas por alguma razão não deu certo

mysqldump -u usuario -p basededados < arquivo.sql

ai fiz diferente e fungo

mysql -u usuário -p basededados < arquivo.sql

Uma última colocação.

Certa vez conversando com meu amigo Davis da impact media ele me disse:
– Nunca poderei xingar o php e do mysql pois foi com ele que comi por muito tempo.

E é isso, se hoje você programa em .NET ou RUBY JAVA nunca se esqueçam de como começaram no pascalzao velho de guerra no PHP pois

– Quem não conhece o próprio passado corre o risco de cometer o mesmo erro várias vezes.


Ações

Information

6 responses

12 04 2008
Jorge Costa

Valeu esta dica Salvou meu DIA!!!!!!!!!!!!!!!!! tava me quebrando todo (quase desistindo rs..) Apesar de que não tive problemas reais estava apenas testando o Backup e o restore pelo MySQLdump… Pra na hora certa não ficar no vexame e vi este “probleminha” tb… não conseguia de jeito nenhum resolveu até topar com seu post!!! VALEU!!!!

30 06 2008
battisti

brigado anselmo mais uma vez o meu eu do passo ajuda o eu do futuro.

30 06 2008
Luiz

valeu sr… Muita grande valia esta ajuda veio a calhar.. heheheh
Te devo uma Rabanada..

falow.

8 10 2008
battisti

Esse mesmo comando funciona para a importação de dados de apenas uma tabela!

10 02 2010
Alexandre

o que me deixa $$#^`}{`+@$@#$@ é que o infeliz do BIOS acha que bkp é obrigação da software house… qq dia tako fogo em tudo!!!

10 02 2010
battisti

Por isso que eu só faço sistemas web! ai eu controlo o ambiente

Deixe uma resposta

